2. A Segunda Fase da Revolução foi de 1792 a 1794 – A REPÚBLICA – foi marcada pela elaboração de uma nova constituição por meio de uma Convenção popular, pela proclamação da República e pela disputa pelo poder entre: Girondinos (alta burguesia) e Jacobinos (média e pequena burguesia) – havia um grupo intermediário chamado de “pântano”. Também foi uma época do TERROR, com a instituição de um Tribunal Revolucionário: contra quem discordasse do regime liderado por Robespierre. Luiz XVI e Maria Antonieta foram os primeiros guilhotinados e mais de 30 mil pessoas perderam a cabeça nesse período!
A Guilhotina
É claro que parece bastante estranho tudo isso, pois uma Revolução que pregava “igualdade, liberdade e fraternidade” se revelou uma grande ditadura, que somente em 1794 foi amenizada com a morte de Robespierre, imaginem como ele morreu? Na guilhotina!
Robespierre - assumiu a liderança da Franca e cometeu os mesmos erros que ele criticava quando estava fora do poder ! E isso lhe custou a cabeça!
3. A Terceira Fase da Revolução – O DIRETÓRIO – Foi de 1794 a 1799 – Fez uma nova Constituição em 1795: que dizia que a República passaria a ser controlada por 5 membros, o diretório que precisava impedir a invasão territorial , que foi feita pelo jovem militar Napoleão Bonaparte, que em 1799, por meio de um golpe, chamado de 18 Brumário, se coroou Imperador (em 1804), dando início a uma nova etapa na História da França e do mundo, pois até 1815 ele conquistou muitos territórios na Europa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário